Local e planejamento de prova

Você tomou a decisão e vai fazer o Ironman, ótimo! Agora tem mais uma importante escolha pela frente: qual prova?

São tantas opções tentadoras ao redor do mundo que fica difícil saber qual prova é a ideal.

Para fazer a melhor escolha, é importante ponderar os seguintes pontos:

Disponibilidade
Qualquer ciclo de treinamento para uma prova de Ironman vai exigir uma grande disposição para treinar.

Serão ao menos duas modalidades por dia, de cinco a sete dias por semana. Este é o principal obstáculo para quem vai fazer a prova pela primeira vez e até mesmo aqueles que já tem experiência.

É preciso olhar para a sua vida de forma honesta e entender sua real disponibilidade.

Contar com o apoio familiar é fundamental para quem busca fazer uma prova com qualidade.

Um grande desafio é conciliar a vida profissional, pessoal e a rotina exaustiva de treinos, por isso é essencial ter profissionais capacitados para auxiliarem nesta jornada.

Dificuldade
Cada prova tem suas dificuldades e particularidades. É importante avaliar a altimetria, o percurso e as condições climáticas.

Por exemplo, uma prova plana, mas com muito vento, pode se tornar uma prova difícil.

Escolha uma prova que melhor se encaixe no seu perfil e principalmente numa época que consiga aproveitar para tirar férias pós prova.

Verba
Reforço a importância de fazer um planejamento antecipado pois uma prova de Ironman tem custos altos a começar pela taxa de inscrição que variam entre U$ 1200 a U$ 1500 + taxas.

Também é preciso levar em conta custos com equipamentos para as três modalidades, nutricionista, treinador, suplementação, possíveis training camps e a viagem para o local da prova.

Objetivo da prova
Esse é o ultimo e mais importante ponto. Para quem vai fazer a prova pela primeira vez, a melhor recomendação é apenas completar e se divertir sem cobranças de tempo.

Siga exatamente o que foi planejado juntamente com seu treinador e não corra riscos desnecessários, como por exemplo, um atleta que trabalha com potência se preparar para prova com IF de 0,70 no ciclismo e na prova atingir um IF de 0,80 vai sair para etapa de corrida quebrado.

Para aqueles que estão no segundo, terceiro, quarto ou mais Irons e querem melhorar seus tempos, minha dica é procurar objetivos reais, tentar igualar o nível das três modalidades, fazer uso de equipamentos que possa dar ao seu treinador recursos para avaliação dos treinos, ser disciplinado, focado e confiar no treinador.

Para nós que moramos no Brasil, uma boa escolha para primeira prova ou para melhorar sua marca é o Ironmam Florianópolis.

É uma prova bem organizada, com uma energia incrível do público e um ótimo circuito.

É uma prova “rápida” e atualmente é detentora do record mundial masculino, estabelecido pelo atleta inglês Tim Don com a incrível marca de 7:40:23.

Bons Treinos

Rosi Martinelli