Eu pedalo 300, 400, 500 km por semana! Eu corro 80, 100, 120 km por semana! Cuidado! Você está treinando “pouco”!!

Eu pedalo 300, 400, 500 km por semana! Eu corro 80, 100, 120 km por semana! Cuidado! Você está treinando “pouco”!!

Eu pedalo 300, 400, 500 km por semana! Eu corro 80, 100, 120 km por semana! Cuidado! Você está treinando “pouco”!!

Pode não parecer, mas é a verdade!!! Isto serve para os que trabalham uma única variável de treinamento, o sistema aeróbio sem variação.
Quando falamos de treinamento uma coisa é certa, quantidade nada tem a ver com qualidade. Enganam-se aqueles que acham que ficar horas e horas em cima do selim da bicicleta, rodando sem variação, que estão totalmente treinados, assim como um corredor que percorre muitos quilômetros durante a semana sem mudar a intensidade de treinamento.
Um dado estatístico importante, no Brasil treinamos de 20 a 25% à mais de volume que em outros países. Perde-se muito tempo executando treino sem resultado efetivo, isto quando falamos de performance e até mesmo para quem quer somente perder peso. O treino sem variação tem o seu objetivo, é importante na programação, mas otimiza pouco o gasto calórico e a condição cardiovascular.

Existem muitas variáveis de treinamento. O tempo de esforço e sua intensidade são os fatores que determinam qual variável trabalhamos. A intensidade aumenta o gasto calórico e adapta o atleta a condições e situações importantes de prova. Quando falamos de competição, tanto a corrida, quanto o triathlon e o ciclismo, são esportes que envolvem muitas variáveis e é fundamental darmos importância a melhoria do sistema anaeróbio.
Portanto, nada melhor que um trabalho especial, planejado e direcionado. Treinar muitas horas sempre com o mesmo estímulo não deixa de ser treino, tem o seu benefício, mas limita a evolução de performance.

Se você quer resultado, busque orientação especializada. Determine metas, estude seus dados e informações de treino, seus pontos fracos e na hora de treinar tenha muita força de vontade e determinação.

Ronaldo Martinelli
5wayscoaching

3 thoughts on “Eu pedalo 300, 400, 500 km por semana! Eu corro 80, 100, 120 km por semana! Cuidado! Você está treinando “pouco”!!

  1. Gui Azevedo

    Muito boa a iniciativa Ronaldo! Seria muito legal de fizéssemos daqui um fórum para discussões técnicas e de interesse dos seus atletas! Evoluindo e aprofundando cada vez mais!
    Fantástico. Bom trabalho!

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