Entendendo o VO2

Entendendo o VO2

Entendendo o VO2

O VO2 é medido através do teste de esforço ergoespirométrico e sua função é verificar a capacidade de captar, transportar e utilizar o oxigênio durante o exercício físico.

Em média, 12 a 18 meses é o período em que uma pessoa demora para atingir o seu pico de VO2, isto após intenso condicionamento de resistência.

Apesar do VO2max ter uma capacidade de desenvolvimento, não significa que a performance não continua em evolução. Ao se continuar o treinamento e de preferência com o mesmo objetivo, os percentuais de trabalho em relação ao VO2max podem ser elevados. Como exemplo, consideramos uma determinada pessoa, que após forte treinamento, conseguiu atingir um VO2max de 75 ml/kg/min. e em determinada performance numa prova de triathlon ou ciclismo conseguiu trabalhar a 70% da capacidade deste VO2max, ou cerca de 52,5 ml/kg/min. Após mais dois anos de treinamento intenso, o VO2max foi inalterado, permanecendo nos mesmos 75 ml/kg/min., porém em outro evento de mesma característica, o atleta atingiu 80% do VO2 max, ou seja, o percentual com base neste, elevou-se, atingindo 60 ml/kg/min. Em outras palavras, este atleta em questão conseguiria desenvolver um ritmo de prova muito melhor, sem que o VO2 max fosse alterado.

O que explica este aumento da capacidade de manter o esforço em níveis mais altos em relação ao VO2 max é a capacidade de tamponamento do Lactato.

É importante salientar também, que quanto mais tempo trabalhamos com base em um só objetivo de prova, maior será a probabilidade de melhora de resultado. Modificar o objetivo, tipo de prova e até mesmo modalidade todos os anos, influencia diretamente no resultado tanto de VO2 max, quanto nos percentuais de esforço com relação a este.

Outra dica importante, é realizar o teste na própria modalidade, ou seja, ciclistas pedalam e corredores correm. Para o triathlon, atletas da elite costumam fazer o teste nas três modalidades, mas para atletas amadores, por questões de custo, a sugestão é que façam na corrida.

Bons treinos!!!

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