A tão desejada prova

A tão desejada prova

A tão desejada prova

A tão desejada prova

A tão desejada prova. Ao longo de 10 anos como treinadora de triathlon, o que vejo como desejo recorrente da maioria dos triatletas é “quero fazer um Ironman” e a dúvida de todos eles é sempre a mesma: “como me preparar e quando estarei pronto?”

Muitos fatores influenciam para dizer o momento ideal de fazer um Ironman.

Não existe uma fórmula, pois cada pessoa tem um perfil físico e histórico esportivo diferente.

É preciso avaliar cada caso. Sempre recomendo, principalmente nos casos de atletas iniciantes no triathlon, a fazermos um planejamento começando por provas mais curtas para ir ganhando experiência e ir aumentando progressivamente as distâncias.

Reforço esse exemplo citando alguns atletas profissionais que foram e são grandes campeões de Ironman, como Chris McCormack (Macca), campeão mundial em 1997 na distância olímpica, Craig Alexander, campeão mundial em 2006 e 2011 na distância de 70.3, além dos atletas olímpicos Eneko Llanos, Derk Bockel e Rasmus Henning.

Como mencionei, considero muito importante essa passagem por provas de menores distâncias pela vivência do esporte e principalmente para o aprendizado completo do triathlon.

A prática do triathlon não é apenas nadar, pedalar e correr, mas envolve uma série de fatores técnicos importantes para o desenvolvimento do atleta.

É fundamental possuir uma boa técnica para as três modalidades e suas transições, assim como uma boa preparação muscular, garantindo a diferença entre apenas completar a prova e completá-la com qualidade.

O preparo para um Ironman também exige muito tempo e dedicação e sei que nem todos os atletas conseguem ter disponibilidade para esse planejamento ideal.

Existem casos de muitos atletas já com alguma experiência que me procuram dizendo que aquele é o único ano que eles conseguiriam fazer a prova, devido ao trabalho, vida pessoal etc.

Com esse cenário em mente, analiso o histórico do atleta e faço um planejamento com metas tangíveis dentro do prazo que ele tem para treinar, colocando uma expectativa real da melhor maneira de cruzar a linha de chegada e realizar seu sonho.

Terminar uma prova de Ironman é uma experiência para a vida toda e uma sensação indescritível, portanto, se você tem esse objetivo, conte com um profissional competente, traçando juntamente com ele um plano de treinamento para realizar seu sonho com segurança, saúde e qualidade.

Na semana que vem, falaremos de tudo que envolve o planejamento para uma prova de Ironman. Nos acompanhe por aqui.

Bons treinos!
Rosi Martinelli

Deixe uma resposta